Os críticos de Manin Leal não concordam, mas indiscutivelmente, ele é maior liderança do Baixo Parnaíba maranhense na atualidade. Seus feitos, suas conquistam provam o que dizem as palavras. Em Santa Quitéria onde tem sua base política solidificada ele é quase uma unanimidade.
Em Araioses sua terra natal conseguiu formar e liderar um grupo político que desbancou do poder a toda poderosa Luciana Trinta ao criar as ferramentas necessárias para eleger jovem filha Valéria do Manin a mais nova prefeita do Brasil nas eleições do ano passado.
Logico que tudo isso não se faz sozinho e grande mérito de Manin nessa questão é ter a sensibilidade de trazer para junto de si novas lideranças e a nível regional políticos que gostam de trabalhar como o deputado Max Barros seu grande amigo parceiro na luta de fazer de Santa Quitéria um lugar melhor para se morar.
Essa parceria entre Manin Leal e Max Barros tem sido muito bom para o povo santaquiterense e agora é Valéria do Manin que tem no deputado o um parceiro sob medida para ajudar a conseguir recursos e benefícios para mudar para melhor as condições de vida para o povo de Araioses.
Na verdade, na prática isso já está ocorrendo. Os 120 km de estradas vicinais que estão sendo reformadas e construídas são emedas do deputado que foram colocadas no orçamento do Estado no final do ano passado, logo após a vitória consagradora de Valéria do Manin que foi eleita prefeita de Araioses.
O Festival do Caranguejo que acaba de ser realizado também teve a participação do deputado. Foi Max Barros quem doou parte dos recursos financeiros para a realização da grande festa.
O triste histórico de abandono que se tem vivido ao longo dos anos é votar no deputado e despois de eleito ninguém ouvir mais falar dele. Com Max Barros as coisas são diferentes, pois depois de eleito ele continua presente e não se omite em ajudar seus amigos da política a fazer o melhor para as suas cidades. Ele é o parceiro que Araioses estava precisando.
O trio Manin Leal, Max Barros e Valéria do Manin ainda vão fazer muitas coisas boas para os araiosenses.