Polícia Militar prende mais de 100 pessoas em festa na capital maranhense

Do G1 MA

prisao1

(Foto: Biaman Prado / O Estado

A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) conduziu 120 pessoas, entre elas 80 menores de idade, na noite desse domingo (18) para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Todas participavam de uma festa no bairro do São Cristóvão, em São Luís (MA). Dentro, os menores consumiam bebidas alcoólicas. Na manhã desta segunda-feira (19), todos foram liberados.

(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que mais de 100 pessoas haviam sido detidas em uma festa de uma facção criminosa. Na verdade, a festa não foi promovida por uma facção criminosa e as pessoas foram conduzidas à Seic para averiguação. O erro foi corrigido às 11h58.)

Inicialmente, a PM-MA interrompeu a festa por acreditar que se tratava de um evento promovido por uma facção criminosa, mas no local nenhuma arma foi encontrada, conforme informou o delegado Thiago Bardal. Apenas uma pequena quantidade de crack foi encontrada no interior da residência, localizada na avenida Santos Dumont.

Para conduzir todos os suspeitos para a Seic, no bairro de Fátima, a PM-MA precisou usar três micro-ônibus. Na região, em 2014, 100 pessoas haviam sido detidas suspeitas de tráfico de drogas e de pertencerem a uma facção criminosa.

Na Seic, os pais dos jovens se disseram chateados, já que grande parte dos menores foi para a festa alegando que iria para outros lugares. O proprietário do local vai ser ouvido pela Seic.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) disse que recebeu denúncias anônimas relatando que no local acontecia uma festa com supostos integrantes de uma facção criminosa, o que ainda não teria sido confirmado (veja a nota na íntegra).

NOTA

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), informa que vai abrir inquérito para apurar a participação de menores em uma festa, que continha álcool e drogas, na Avenida Santos Dumont, no São Cristóvão.

No momento da prisão, estava sendo realizado um evento com entrada paga para arrecadação de fundos e todos os participantes utilizavam pulseiras de identificação. Na festa, foram encontrados alguns papelotes de droga e frascos de loló, no entanto a quantidade não caracteriza tráfico de entorpecentes.

A Superintendência de Investigações Criminais afirma que realizou uma triagem e constatou que todos os maiores de idade não tinham passagens pela polícia e foram liberados. Os adolescentes foram entregues aos pais e/ou responsáveis.

Ainda de acordo com a Seic, denúncias anônimas relataram que no local acontecia uma festa com supostos integrantes de uma facção criminosa, o que não está confirmado. O inquérito será encaminhado à DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente).

prisao2

Três micro-ônibus foram necessários para encaminhar suspeitos (Foto: Biaman Prado / O Estado)

Festas de facções

Em outubro de 2013, a polícia deteve 40 supostos integrantes de uma facção criminosa em uma casa de eventos no Araçagi, na Região Metropolitana de São Luís. Eles participavam da festa de aniversário de uma mulher, suspeita de praticar tráfico de drogas.

No fim de 2014, a PM-MA havia feito operação semelhante na mesma região do São Cristóvão: à época, quase 100 pessoas foram detidas suspeitas de tráfico de drogas e de pertencerem a uma facção criminosa.

Já no início de 2015, pelo menos 80 pessoas foram detidas também suspeitas de integrar uma facção criminosa. A festa ocorria na região do Parque Timbiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *