Sugestão de ligar Araioses – por via terrestre – a Ilha de Canárias é do PV araiosense

Ponte Central/Bequimão sobre o Rio Pericumã está sendo construída pelo Governo do Estado – Foto: Arquivo Secom 

Tive que ir hoje (28) cedo a Parnaíba/PI cuidar de assuntos pessoais e ao chegar – já na parte da tarde – soube que está havendo críticas sobre a sugestão do PV de Araioses ao programa de governo do pré-candidato Monhata Lima de uma possível ligação – via terrestre – de Araioses a Ilha de Canárias.

Desde que assumir apoiar a candidatura de Monhata, essa é a melhor notícia que recebo, pois será uma ótima oportunidade de debatermos o assunto ao invés de baixar a cabeça e acreditar que isso não é possível.

Primeiro que fique bem claro que se trata de uma sugestão ao PV de Araioses ao programa do pré-candidato, o que não impõe que seja aceita. A ideia não é do Solidariedade, partido pelo qual vai concorrer Monhata.

Agora me permitam perguntar, essa via terrestre será possível ou não passa de um delírio?

Claro que sim, basta que deixemos de nos acovardar, de nos portar como inferiores a outros povos, de acreditarmos que Araioses está fadada ao fracasso e que nada de bom aqui se criará.

Mas em parte, realmente não será fácil realizar esse ousado projeto, porém vou citar alguns exemplos de obras semelhantes e bem sucedias, entre elas uma realizada aqui em Araioses.

Mas antes é necessário dizer que com recursos araiosenses, jamais essa obra ocorrerá. Um município que vem sendo endividado há décadas por sucessivas gestões terá que ter muito rigor no trato do dinheiro público, do contrário não realizará o tão almejado sonho de sermos um povo evoluído e progressista.

Para que essa via saia do sonho para a realidade, Araioses vai precisar da parceria do governo Estadual e Federal.

As duas pontes que ligam Araioses a Ilha de Barreiras também era um sonho impossível. Não é mais!

Foi construída durante o último governo de José Cardoso do Nascimento – o Zé Tude (2005 a 2008), graças a recursos federais conseguidos através de uma emenda coletiva de autoria do então deputado federal Remi Trinta.

A Ponte Central/Bequimão – municípios da baixada maranhense – com quase 600 metros de extensão sobre o Rio Pericumã, ligando as duas cidades está em fase de conclusão. Lá a obra está sendo realizada pelo Governo do Estado.

Aqui bem pertinho – em Parnaíba/PI – mais uma ponte sobre o Rio Igaraçu já está em fase de projeto. A obra pelo que estou sabendo será custeada com recursos federais através de emenda do senador Ciro Nogueira.

Ora, então porque uma via de fundamental importância para o desenvolvimento do turismo em nosso município – como será essa a ligar Araioses a Ilha de Canárias – não pode ser realizada?

O que precisamos é nos livrar desse sentimento de povo submisso, inferior e atrasado.

Monhata Lima sendo eleito – o que espero que ocorra – terá que se alinhar com um deputado federal forte, atuante e com trânsito no governo federal, assim também deverá proceder com um deputado estadual, com o mesmo perfil e com prestígio junto ao governo estadual.

O resto é levantar a cabeça, sacudir a poeira e dar a volta por cima.

Em tempo: Repito: a sugestão de construir uma via terrestre ligando Araioses a Ilha de Canárias é do PV de Araioses, partido presidido por mim. Essa estrada começará em Barreiras com uma ponte sobre o Rio Santa Rosa no local de transmissão da rede alta tensão da Equatorial seguindo em direção ao Guirindó, com mais uma ponte antes até Canárias.

O percurso é de menos de 15 km, com trechos que terão que ser aterrados, semelhante ao aterro de Água Fria construído no primeiro governo de Zé Tude (1977 a 1982).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *