No dia da Amazônia, Lula promete demarcar terras indígenas e áreas de proteção ambiental

Sem detalhar a lista, presidente disse que as medidas serão assinadas em cerimônia no Palácio do Planalto nesta terça

Índios Munduruku fazem manifestação em frente ao Ministério da Justiça, pela demarcação da terra indígena Sawre Muybu, no Pará (arquivo)                             Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Gabriel Mansur/Jornal do Brasil

O presidente Lula (PT), afirmou, nesta terça-feira (5), Dia da Amazônia, que vai anunciar novas demarcações de terras indígenas e novas áreas de proteção ambiental. A declaração, em data simbólica, foi dada durante live semanal com o jornalista Marcos Uchôa, no programa Conversa com o Presidente

Sem detalhar a lista, Lula disse que as medidas serão assinadas em cerimônia no Palácio do Planalto nesta terça com as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva (Meio Ambiente), e Povos Indígenas, Sônia Guajajara (Povos Indígenas).

“Hoje é o Dia da Amazônia, dia 5 de setembro é o Dia da Amazônia. Vai ter uma atividade no Palácio do Planalto com a ministra Marina, com a ministra Guajajara, nós vamos demarcar algumas terras indígenas, algumas áreas de proteção ambiental. Vai ter coisa importante para a gente avisar hoje”, declarou.

Caso as medidas sejam sancionadas ainda nesta tarde, o governo federal ampliará a lista de terras indígenas demarcadas neste ano. Em abril, a primeira rodada de demarcações envolveu os seguintes territórios: Arara do Rio Amônia (AC), Kariri-Xocó (AL), Tremembé da Barra do Mundaú (CE), Uneiuxi (AM), Rio dos Índios (RS) e Avá-Canoeiro (GO). Foi a primeira demarcação após cinco anos de hiato nos governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

A homologação, feita por decreto assinado pelo presidente da República, é o último ato antes do registro formal da terra indígena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *