Número de vagas para a Câmara de Araioses será de 13+1

É o que diz o Artigo 10 da Lei nº 9.504 de 30 de Setembro de 1997

(Vereadores do grupo de Neto Carvalho ainda sem Arnaldo Machado e Oziel de Canárias – Foto: reprodução)

Art. 10. Cada partido poderá registrar candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais no total de até 100% (cem por cento) do número de lugares a preencher mais 1 (um).

A menos que alguma modificação seja aprovada até 5 de outubro do próximo ano (a eleição de 2024 será no dia 6 de outubro), o número de candidatos que cada partido poderá lançar para concorrer a uma das 13 vagas da Câmara Municipal de Araioses será de 13 mais 1, no total de 14 concorrentes em cada agremiação, sendo 30% dessas vagas destinadas as mulheres.

Será a primeira vez que ocorrerá uma eleição por esse método, o que a primeira vista poderá dificultar a conquista do quociente eleitoral por partidos que tenham candidatos com baixa densidade eleitoral.

Nesse contexto, o grupo liderado por Neto Carvalho está bem servido, porque nele tem sete vereadores que irão para a reeleição e muitas lideranças sem mandato, porém com grande potencial de votos.

Lá deve haver a divisão dos vereadores em vários partidos – fala-se em quatro agremiações – com uma forte indicação que Neto Carvalho que além de está sendo muito bem cotado para se eleger prefeito de Araioses, assim também como de eleger uma grande bancada de vereadores.

Já o grupo da prefeita que tem quatro vereadores, dificilmente dividirá o grupo indicando que todos os candidatos a vereador estarão no mesmo partido.

Eleger os quatro é que parece pouco provável havendo grande risco de que alguém não vai se reeleger e a prefeita Luciana Trinta parece pouco preocupada com isso.

Já pelo lado de Valéria do Manin a situação parece ainda pior, já que a montagem da chapa de vereadores terá como principal objetivo eleger os dois que já são do grupo em várias eleições.

É aguardar para ver como ficará a montagem das chapas para se analizar a possibilidade de cada uma alcançar o quociente eleitoral, que na próxima eleição será em torno de 2000 votos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *