Valéria do Manin quer tirar Luciana Trinta da eleição de 6 de outubro

Ação do grupo da ex-prefeita está sendo interpretado como tática de tirar uma forte concorrente do páreo.

Valéria do Manin quer Luciana Trinta fora da eleição de 6 de outubro

A COLIGAÇÃO “AGORA É A VEZ DO POVO DE NOVO”, composta pelas siglas partidárias PSB e União Brasil responsáveis pela candidatura de Valéria do Manin a prefeitura de Araioses, através do preposto Joelson dos Santos Silva – representante da coligação partidária – entrou na Justiça Eleitoral com pedido de impugnação da candidatura de reeleição da prefeita Luciana Trinta, que hora tramita no meio judiciário.

A petição é assinada pelo Dr. Salatiel Barbosa de Sousa OAB/PI 9266 MA/ 16285-A, advogado que acompanha o grupo de Manin Leal desde 2012, argumentando que a impugnada é FICHA SUJA, não podendo concorrer ao pleito de 6 de outubro.

Salatiel alega que:

Luciana está com os direitos políticos suspensos, por condenação transitada em julgado por ato de improbidade, após decisão colegiada do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão;

Que ela tem contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União, com imputação de débito e obrigação de ressarcimento ao erário e;

Assim também como tem Contas de Governo, exercício 2011 desaprovadas pela Câmara Municipal de Araioses, Decreto Legislativo nº 04/2024.

A ação do grupo de Valéria do Manin se antecipa (vaja as imagens acima) a possibilidade de Luciana Trinta ter seu registro de candidatura negado pela justiça. Ela já foi intimada pela justiça a entregar certidões tanto da esfera estadual como da federal, com prazo findando nesta terça-feira (20/7), que dificilmente ela cumprirá.

Só isso já basta para por fim o tão desejado sonho de reeleição da prefeita Luciana Trinta, não bastando mais nenhuma ação de impugnação de parte de seus adversários, ou seja, impugnaram o que não existe.

É pensamento comum de que a ex-prefeita Valéria do Manin trabalha para impugnar e deixar fora do pleito seus principais adversários, já que seria essa – na visão deles – a forma mais segura dela voltar ao comando da prefeitura de Araioses.

Parecer prévio pela reprovação de contas de Valéria do Manin

Porém Valéria do Manin só está na disputa provavelmente por conta de favorecimento político, já que ela tem contas a prestar.

Na sessão do TCE/MA realizada em, 21 de setembro de 2022, o parecer daquela Corte foi pela desaprovação das contas dela referente ao exercício financeiro de 2014.

Passados dois anos essas contas nunca chegaram a Câmara Municipal de Araioses para serem julgadas, o que é interpretado como que alguém botou os pés sobre elas para de lá não saírem.

Para derrubar o parecer do TCE, Valéria precisaria de 9 votos dos 13 votos que compõe a Câmara, fato que jamais alcançaria.

Portanto, ao tentar tirar a prefeita Luciana Trinta da disputa eleitoral, ela somente o faz porque a justiça ainda não conseguiu alcança-la, o que poderá ocorrer no futuro.

Certidão comprova o trânsito em julgado das contas de Valéria do Manin referente ao exercício financeiro de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *