Kylma Goleira, de Canárias para o mundo

A atleta araiosense de Beach Soccer já conquistou títulos nacionais e está pronta para jogar na Europa.

A história vitoriosa da atleta Kylma da Silva Araújo (Kylma Goleira), que já conquistou vários títulos no Beach Soccer é um exemplo de dedicação e determinação de uma humilde jovem nascida em uma ilha, que venceu por conta própria sem apoio do poder público em Araioses.

Mesmo enfrentando descriminação, ainda menina ela foi à luta jogando pelada nas areias da comunidade Canárias – uma das comunidades do Delta das Américas ou Delta do Parnaíba, onde nasceu e mora seus familiares.

Porém, há pouco mais de um ano um time daqui de Araioses foi fazer um amistoso em Canárias. Ela e outra jogadora – a Nega – chamaram a atenção de Geângela Lima e Cláudio Pinto – treinador de goleiros do Sampaio Corrêa, que após o jogo lhe fizeram o convite para ela treinar em Araioses.

Nesse período morou por pouco tempo na casa de amigas, jogou no Cruz Azul e por falta de moradia voltou a Canárias.

Mas depois Cláudio Pinto, que mora com uma filha em Araioses lhe fez convite para morar com eles na condição de se dispor aos treinamentos com muita disciplina caso quisesse ser uma atleta profissional.

Com autorização de sua mãe Kylma topou. Seu futebol logo se confirmou e nesse curto período de tempo ela jogando pelo Sampaio Corrêa já conquistou títulos e importantes vitórias.

Atualmente Kylma ainda mora na cidade de Araioses, mas já tem convite para jogar em Portugal a partir do ano que vem. Já está de posse do passaporte faltando apenas definir o clube onde atuará.

Kylma é um exemplo vivo de que o esporte pode ser uma importante ferramenta de elevação profissional e social. Com certeza outras e outros atletas do porte dela existem no município e já poderiam está seguindo carreira se apoio e condições do poder público para isso tivesse.

Kylma Goleira aprendeu todos os fundamentos técnicos do Beach Soccer com o preparador de goleiros Cláudio Pinto

Araioses é tido como um celeiro de craques em várias modalidades esportivas, porém por falta de condições, eles não aparecem, se não buscarem por conta própria outras cidades para seguir suas carreiras.

No futebol nem um estádio temos mais, porém há muito espaço e locais para serem feitas arenas de Beach Soccer, que por serem mais baratas já deviam existir várias.

A esperança dos desportistas é que essa situação mude o mais breve possível.

As mais recentes competições que Kylma participou como atleta do Sampaio Corrêa:

Final do Circuito Brasil de Beach Soccer, em janeiro de 2024 na Cidade de São Paulo, onde foram vice-campeãs;

Campeãs invictas da Copa Brasil Interclube Feminina de Beach Soccer. Kylma em cinco jogos sofreu apenas 2 gols e foi eleita a melhor goleira da competição;

A última competição de Kylma foi a Super Copa do Brasil disputada em Brasília/DF, onde ela foi eleita a melhor jogadora da partida entre Sampaio Corrêa X Botafogo do RJ. Kylma fez um gol e o time foi vice-campeão e ela eleita a melhor goleira da competição.

Vale ressaltar que Kylma aprendeu todos os fundamentos técnicos do Beach Soccer em janeiro de 2023, com o preparador de goleiros Cláudio Pinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *