O leitor deste blog já parou para conferir quantas vezes já leu neste blog as palavras “primeira vez” quando se trata das ações da educação de Araioses?
Pois é. Saímos do obscurantismo, da idade das trevas e pela primeira vez, estamos criando e inovando na educação do nosso município.
Parafraseando o nosso ex Presidente Lula: “nunca antes na história deste município”.
E tem sido assim: nunca antes se chegou tão longe em tão pouco tempo, nunca antes se conseguiu dar maior visibilidade à nossa educação e nunca antes se tratou com tamanho respeito e senso de responsabilidade a nossa população.
Tem sido este espírito aguerrido e a vontade de vencer que motivam e mobilizam as pessoas de bem a darem o melhor de si. É claro que ainda temos uma parte revoltada com os bons acontecimentos, porque neste caso, são pessoas que não querem o melhor para a população, querem sim que tudo saia errado para fincarem as suas “bandeiras e faixas políticas” que sustentarão os discursos das promessas feitas em palanques.
Esse espírito guerreiro montou barraca no Tudes. O que tem se visto nestes meses finais do ano é uma Escola com uma nova plasticidade, com uma roupagem dinâmica e com a linguagem do seu público.
A I Feira de Ciências realizada no dia 08 de novembro mostrou o que já sabemos: o Tudes vem construindo uma história que o fará sair do patamar de “maior escola” para “melhor escola”.
Com o tema “Raízes do Nordeste”, a I Feira de Ciências trouxe experiências com energia eólica, os fenômenos das chuvas que são retidas na Serra da Borborema, os efeitos da transposição do Rio São Francisco, a Literatura de Cordel com produções sobre Araioses feitas pelos estudantes, as comidas típicas, a riqueza presente no humor cearense, a riqueza musical bem representada a partir das partituras saídas da sanfona do “Rei do Baião” Luiz Gonzaga e muitas outras atrações. Em cada barraca um universo de aprendizado e uma riqueza de detalhes que encantou aos visitantes.
Além das barracas com as pesquisas e experiências, a I Feira de Ciências do Colégio Tudes José Cardoso, também trouxe a cultura e a diversão, tornando assim o ambiente atrativo para todos os públicos, isso sem perder a linha entre o aprendizado e o lúdico.
Para a Secretária de Educação Jaqueline Pimentel, presente ao evento, a comunidade escolar do Tudes está de parabéns por tantos feitos e por tantas conquistas. A Gestão da escola, os professores, alunos, pais e toda a equipe estão mostrando o que o Tudes tem de melhor. A felicidade presente no rosto dos visitantes da Feira e o orgulho visível nas apresentações e explicações de cada aluno que ocupava das barracas era um show a parte.
Temos momentos especiais para festejar por tanto que conseguimos fazer durante este ano de 2013. Araioses com certeza trilhará caminhos diferentes a partir de agora. Afinal, estamos aprendendo a receita: é prata da casa, é gente que faz!