John Cutrim – O secretário de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry, concedeu entrevista na noite de terça-feira (10) ao programa Avesso, da TV Guará. Sabatinado pelo apresentador Américo Azevedo, o secretário apresentou as ações implementadas pelo Governo nos primeiros dez meses de gestão e comentou as dificuldades de administrar um Estado com graves déficits em todas as áreas e em tempos de crise nacional.
Márcio Jerry destacou que a natureza da governança no Maranhão mudou com a eleição do governador Flávio Dino, que tem trabalhado para fazer do Maranhão um estado desenvolvido com justiça social. Agora, o Governo tem permanente diálogo assentado em compromissos claros com os trabalhadores, empresariado, classe política e demais vozes da sociedade, o que torna o Governo democrático e participativo.
O secretário ressaltou os desafios de fazer com que o Maranhão se livre de uma situação paradoxal e injusta de ser um estado de economia forte e grande potencial, mas empobrecido. De acordo com Márcio Jerry, o Plano de Ações Mais IDH, reconhecido pela ONU como uma guarnição aos esforços da organização em âmbito mundial, é uma iniciativa de grande importância econômica e civilizatória.
“Esse é um Governo proativo, que toda semana tem lançado um programa novo para o Maranhão. A cada dia tem uma iniciativa inovadora, sempre com impacto social para agora, para situações emergenciais e com impacto para futuras questões mais estratégicas e mais estruturantes. Um Governo que combina bem ações de curto prazo com ações de médio e longo prazo”, afirmou.
Na entrevista, o secretário pautou as ações do Governo para o tripé Educação, Saúde e Segurança. Na área da Saúde, ele destacou que o Maranhão teve uma grande falha na administração passada, em que se privilegiou a construção de prédios e houve descaso com o sistema de saúde em si.
Para resolver o problema crônico herdado, Márcio Jerry destacou a iniciativa do secretário de Saúde, Marcos Pacheco, de instituir conglomerados municipais, no qual os Governos Federal, Estadual e Municipal trabalham articulados para regionalizar o atendimento. Além disso, Márcio Jerry ressaltou a inauguração dos Hospitais Regionais, como o Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, e a previsão de mais seis até o primeiro semestre de 2016. O secretário destacou também o foco na atenção básica.
Na educação, Jerry enfatizou os investimentos com foco nos professores através de aumentos de salários, contratação e novos concursos, promoção na carreira, além das eleições diretas para gestores escolares. Ao mesmo passo, ele realçou a importância dos investimentos em infraestrutura, através do Programa Escola Digna. Também foram destacadas as ações para dar mais dignidade e oportunidade aos estudantes como o programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família), a construção dos Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMAs) e os Núcleos de Educação Integral.
No âmbito da segurança, Márcio Jerry explicou que a crescente violência é um problema grave no Brasil, mas que em dez meses foi possível iniciar no Maranhão um processo forte de melhoria da segurança pública com a contratação de 1.400 policiais militares, 40 delegados, além de agentes da Polícia Civil.
Na entrevista, Márcio Jerry afirmou que, apesar da crise, o Maranhão está no rumo certo e em boas mãos. “Eu sempre digo que o Maranhão está em boas, honestas, competentes e laboriosas mãos, e isso faz muita diferença. A gente tem um governador com muito preparo, capacidade de trabalho, dedicação, foco e, como ele disse recentemente, com um indeclinável e irrenunciável compromisso, que é de cumprir aquilo que ele disse ao povo do Maranhão que ia fazer”, acrescentou.