Agentes do Detran durante blitz realizada na quinta-feira envolvendo os conhecimentos adquiridos no Curso de Identificação Veicular e Documental
Os agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA) estão participando do Curso de Identificação Veicular e Documental. O objetivo da capacitação é identificar e coibir crimes de falsificação de documentos, roubo, furto e receptação de veículos. O curso é dividido em aulas práticas e teóricas e foi iniciado no dia 31 de outubro. Durante esta quinta-feira (3), os agentes que estão inscritos no curso participaram de blitz envolvendo os conhecimentos. A capacitação será encerrada nesta sexta-feira (4).
Durante esta quinta-feira, várias barreiras foram montadas nas avenidas de São Luís, onde os participantes puderam verificar a maneira como cada componente de segurança do veículo se apresenta, como por exemplo: chassi, placas, motores e vidros. Além das barreiras policiais, os alunos também participaram de uma atividade prática na sede da empresa VIP Leilões, localizada na BR-135. No pátio de veículos recolhidos, a turma realizou a inspeção em carros e motos flagrados pela Polícia Militar em operações realizadas nos últimos meses.
Para o capitão da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV-Ind) e coordenador do Curso de Identificação Veicular e Documental, Rômulo Reis, as atividades práticas são fundamentais na formação. “É na parte prática que o agente aprende a diferenciar um carro original de um adulterado. Com isso, o profissional realiza uma abordagem mais completa e contribui para a retirada de carros adulterados ou roubados das ruas”, afirmou o capitão.
“O curso é importante porque temos uma rotina de fiscalização de automóveis intensa. Fazemos muitas abordagens e verificamos mais as questões que envolvem placa ou gravação de vidros. Com essa capacitação estamos aprendendo outras técnicas para realizar um trabalho diferenciado e seguro”, afirmou o soldado da Polícia Militar do Maranhão, Pablyo Mendes.
“Trabalho na vistoria do Detran há muitos anos e acho necessária essa reciclagem. Aprendi técnicas diferenciadas no que diz respeito à identificação veicular e ainda vamos aprender sobre a identificação documental que faz parte do nosso dia a dia”, disse Martinho Mota, vistoriador do Detran.
Além dos agentes dos setores de Trânsito, Vistoria e Emplacamento do Detran, também participam da capacitação membros da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes. A segunda turma do Curso de Identificação Veicular e Documental será realizada no período de 7 a 11 de novembro.
Por Dayana Medeiros e Leny Alves
Fonte: Detran/MA