Ação do grupo da ex-prefeita está sendo interpretado como tática de tirar uma forte concorrente do páreo.
A COLIGAÇÃO “AGORA É A VEZ DO POVO DE NOVO”, composta pelas siglas partidárias PSB e União Brasil responsáveis pela candidatura de Valéria do Manin a prefeitura de Araioses, através do preposto Joelson dos Santos Silva – representante da coligação partidária – entrou na Justiça Eleitoral com pedido de impugnação da candidatura de reeleição da prefeita Luciana Trinta, que hora tramita no meio judiciário.
A petição é assinada pelo Dr. Salatiel Barbosa de Sousa OAB/PI 9266 MA/ 16285-A, advogado que acompanha o grupo de Manin Leal desde 2012, argumentando que a impugnada é FICHA SUJA, não podendo concorrer ao pleito de 6 de outubro.
Salatiel alega que:
Luciana está com os direitos políticos suspensos, por condenação transitada em julgado por ato de improbidade, após decisão colegiada do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão;
Que ela tem contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União, com imputação de débito e obrigação de ressarcimento ao erário e;
Assim também como tem Contas de Governo, exercício 2011 desaprovadas pela Câmara Municipal de Araioses, Decreto Legislativo nº 04/2024.
A ação do grupo de Valéria do Manin se antecipa (vaja as imagens acima) a possibilidade de Luciana Trinta ter seu registro de candidatura negado pela justiça. Ela já foi intimada pela justiça a entregar certidões tanto da esfera estadual como da federal, com prazo findando nesta terça-feira (20/7), que dificilmente ela cumprirá.
Só isso já basta para por fim o tão desejado sonho de reeleição da prefeita Luciana Trinta, não bastando mais nenhuma ação de impugnação de parte de seus adversários, ou seja, impugnaram o que não existe.
É pensamento comum de que a ex-prefeita Valéria do Manin trabalha para impugnar e deixar fora do pleito seus principais adversários, já que seria essa – na visão deles – a forma mais segura dela voltar ao comando da prefeitura de Araioses.
Porém Valéria do Manin só está na disputa provavelmente por conta de favorecimento político, já que ela tem contas a prestar.
Na sessão do TCE/MA realizada em, 21 de setembro de 2022, o parecer daquela Corte foi pela desaprovação das contas dela referente ao exercício financeiro de 2014.
Passados dois anos essas contas nunca chegaram a Câmara Municipal de Araioses para serem julgadas, o que é interpretado como que alguém botou os pés sobre elas para de lá não saírem.
Para derrubar o parecer do TCE, Valéria precisaria de 9 votos dos 13 votos que compõe a Câmara, fato que jamais alcançaria.
Portanto, ao tentar tirar a prefeita Luciana Trinta da disputa eleitoral, ela somente o faz porque a justiça ainda não conseguiu alcança-la, o que poderá ocorrer no futuro.